segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Brincar é coisa séria, ou não!

O brincar funciona como uma ferramenta para favorecer o desenvolvimento global de toda criança, principalmente de crianças com deficiência visual. Através da brincadeira, principalmente o faz-de-conta, o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais e afetivas é facilitado, contribuindo para o seu processo de aprendizagem.
A interação com outras crianças e as situações da brincadeira, mediada por adultos, podem facilitar e propiciar o brincar. A maneira pela qual o adulto interage com a criança também é muito importante, para o processo de construção de conhecimentos e habilidades. As atividades devem ser dirigidas, contextualizadas, elaboradas e representadas de maneira lúdica, propiciando condições favoráveis para a aquisição da independência dessas crianças. É preciso que haja na brincadeira situações que promovam à criança criar ou recriar situações de seu cotidiano e imaginárias.
É de extrema importância que os brinquedos e as brincadeiras sejam adequados a cada faixa etária e condição visual para que a criança com deficiência visual possa integrar e incorporar as informações e experiências mais facilmente.


Ft. Telma de Araujo e T.O Marcela Santos

Um comentário:

Unknown disse...

Durante a brincadeira, muitas potencialidades da criança estão sendo trabalhadas, tais como a resolução de conflitos e a troca de papéis. O brincar é uma atividade de intensa repercussão no desenvolvimento infantil, além de contribuir na interação com seus pares... Brincar é necessário!