sexta-feira, 23 de abril de 2010

Deficiencia Visual e Expectativa dos Pais

É comum encontrar pais de crianças com deficiência visual bastante impactados, seja com a notícia dessa condição ou mesmo pela adaptação à nova rotina de cuidados. Podem apresentar sentimentos de tristeza, impotência, medo, despreparo e rejeição em vários níveis.
O fato é que ter um filho com limitações visuais não estava no planejamento, já que durante a gravidez, os projetos não incluem deficiências. As coisas repentinamente mudam, exigindo um esforço emocional dos pais para rever seus planos em um processo de aceitação fortemente influenciado por características de personalidade, recursos de enfrentamento e dinâmica familiar.
Nessas famílias, a mudança de olhar é fundamental! Se os filhos com deficiência visual são vistos somente a partir de suas limitações, pouco foco pode ser dado às suas possibilidades de interação e desenvolvimento. Crianças com deficiência visual possuem uma limitação de seu campo perceptivo, mas isso não significa que não possam explorar uma extensa gama de tratamentos e recursos que proporcionam autonomia, conforto e bem-estar.
A ajuda profissional de um psicólogo pode ajudar nessa jornada com orientações, respaldo emocional e mobilização de recursos, amenizando dificuldades dessas famílias.

Alcione Messa
Psicológa

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é um grande desafio!
No entanto, já sabemos (pela própria experiência do ambulatório), que o acompanhamento dos pais melhora a resposta da criança. Hoje contamos com crianças menos ansiosas, mais tranquilas e participativas.
Portanto acredito, que o desempenho da criança depende das terapias e estímulos oferecidos mas também, do entendimento das necessidades e aceitação.
Ft. Marcia Lopes